"Andarei mais vinte dias
ao frio, ao vento e à fome
às escondidas da sorte
um dia fraco, outro forte
qu'o dia em que se não come
é um dia a menos pr'á morte"
(Sérgio Godinho - Romance de um Dia na Estrada)
«Sà cosa stavo pensando? Io stavo pensando una cosa molto triste, cio é che io, anche in una società più decente di questa, mi troverò sempre con una minoranza di persone. Ma non nel senso di quei film dove c'é un uomo e una donna che si odiano, si sbranano su un'isola deserta perché il regista non crede nelle persone. Io credo nelle persone, però non credo nella maggioranza delle persone. Mi sà che mi troverò sempre a mio agio e d'accordo con una minoranza...e quindi...»
... sem-se-ver, o desafio é conseguir sobreviver a um insano quotidiano, como o meu nos últimos dias. Demasiados. Esses dias. E parece, parece mesmo, que vieram para ficar por uns tempos.
Mas... para aliviar o stress, vamos lá ao desafio:
Eis as regras:
a) escolher um grupo ou um autor.
b) escolher, dele, um álbum.
c) escolher, dele, uma música.
d) escolher, dele, canções que possam responder a uma série de 10 perguntas.
e) passar a 4 bloggers.
Ora... aqui vai. Assim e sem saber se compreendi bem as regras:
a) Sérgio Godinho
b) Pano-Cru
'(..,) ouve meu amigo, põe a máquina a gravar
queria só explicar aqui que sou como o pano cru (...)'
c) Romance de um dia na estrada
'Andava há já vinte dias
ao frio, ao vento e à fome
às escondidas da sorte
um dia fraco, outro forte
qu'o dia em que se não come
é um dia a menos pr'á morte
Um dia fraco, outro forte
Um dia fraco, outro forte (...)
d) ver abaixo, as 10 perguntas e as 10 canções (algumas letras, uma música...)
1. És homem ou mulher?
Pode alguém ser quem não é?
'(...) Disse-me na praia
frente ao paredão
“tira a tua saia
dá-me a tua mão
o teu corpo, o teu mar
teu andar, teu passo
que vai sobre as ondas, vem (...)”
2. Descreve-te
Farto de Voar
'Farto de voar
pouso as palavras no chão
entro no mar
sinto o sal de mão em mão
Tenho um barco na vida espetado
só suspenso por fios dum lado
e do outro a cair
a cair
no arpão
no arpão
no arpão
Levo a dormir
os sonhos
qu'andei pra trás
ergo o porvir
trago nos bolsos a paz
Tenho um corpo na morte espetado
só suspenso por balas dum lado
e do outro a escapar
a escapar
de raspão
de raspão
de raspão
Ponho a girar
cantos que ninguém encerra
de par em parabro as janelas pr'á terra
Tenho um quarto na fome espetado
só suspenso por água dum lado
e do outro a cair
a cair
no alçapão
no alçapão
no alçapão
Farto de voar
pouso as palavras no chão
entro no mar
sinto o sal de mão em mão'
3. o que as pessoas acham de ti?
Já Joguei ao Boxe, Já Toquei Bateria
'O rapaz até que nem é burro
tem é falta de uso
mete o nariz onde não é chamado
como um parafuso ó meu rapaz,
tu só és senhor do nariz que é teu
aqui paro para explicar uma coisa:
é que o rapaz sou eu
e assim fala quem quer mandar em mim
e assim fala quem quer mandar em mim
e assim fala quem quer mandar em mim
não protestes
não desfiles
não contestes
não refiles
já joguei ao boxe,
já toquei bateria (trápum)
p´ra ver se me livrava desta energia
nada feito, que arrelia (...)'
4. como descreves o teu último relacionamento?
A Noite Passada
'A noite passada acordei com o teu beijo
descias o Douro e eu fui esperar-te ao Tejo
vinhas numa barca que não vi passar
corri pela margem até à beira do mara
té que te vi num castelo de areia
cantavas "sou gaivota e fui sereia"
ri-me de ti "então porque não voas?"
e então tu olhaste
depois sorriste
abriste a janela e voaste
A noite passada fui passear no mar
a viola irmã cuidou de me arrastar
chegado ao mar alto abriu-se em dois o mundo
olhei para baixo dormias lá no fundo
faltou-me o pé senti que me afundava
por entre as algas teu cabelo boiava
a lua cheia escureceu nas águas
e então falámose então dissemos
aqui vivemos muitos anos
A noite passada um paredão ruiu
pela fresta aberta o meu peito fugiu
estavas do outro lado a tricotar janelas
vias-me em segredo ao debruçar-te nelas
cheguei-me a ti disse baixinho "olá",
toquei-te no ombro e a marca ficou lá
o sol inteiro caiu entre os montes
e então olhaste
depois sorriste
disseste "ainda bem que voltaste"
5. qual o estado actual da tua relação?
Mudemos de Assunto
'Da tempestade, o que se teve em comum
é aquilo que nos separa depois
e os barcos passam a ser um e um
onde uma vez quiseram quase ser dois
e a tempestade deixa o mar encrespado
por isso cuidado mesmo muito cuidado
que é frágil o pano que enfuna as velas do desengano
que nos empurra em novo oceano
frágil e resistente ao mesmo tempo
Mas isto é um canto e não um lamento
já disse o que sinto
agora façamos o ponto
e mudemos de assunto sim?'
6. onde querias estar agora?
Num Bilhete de Ida e Volta
'Abro mil asas vôo lá vou eu Deixo p´ra trás um rasto de irmaõs sua luz clareia as minhas mãos escrevo uma frase à luz que não há até sempre, ou seja, até já Vai corcel fogoso a galopar par a par com a paz tardia deste mar À solta à solta num bilhete de ida e volta Abro mil braços vôo lá vou eu Estás o mesmo, ou fui eu que mudei mudamos todos, eu só sei que enquanto isto não é o que for rirá por fim quem rir melhor Vem rasgar os breus do alto mar que a lutar algum repouso se há-de achar À solta à solta num bilhete de ida e volta '
7. o que pensas a respeito do amor?
Aprendi a Amar
'Aprendi a amar pela madrugada no frio denso, no frio denso com os dentes fechados a morder o lenço sem poder calcar a porta de entrada aprendi a matar bem mais do que penso aprendi a matar bem mais do que penso. Aprendi a amar com as duas mãos de amor intenso, de amor intenso uma para a ferida outra para o penso a molhar os dedos nos líquidos sãos aprendi a matar bem mais do que penso aprendi a matar bem mais do que penso. Aprendi a amar junto dos armários queimando incenso, queimando incenso repetindo mais palavras por extenso aprendi a amar por motivos vários aprendi a matar bem mais do que penso aprendi a matar bem mais do que penso. Aprendi a amar derramando vinho no mar imenso, no mar imenso a ver se não perdia o que sei que não venço deixando corpos caídos no caminho aprendi a matar bem mais do que penso aprendi a matar bem mais do que penso'
8. como é a tua vida?
Pois, é a Vida
'Pois, é a vida
pois, pois, pois é, pá
não há melhor
é o melhor que há
deseja que embrulhe
ou é pra viver já?
Deseja que embrulhe
ou é pra viver já?'
9. o que pedirias se pudesses ter um só desejo?
(esta merece música)
Dias Úteis
10. escreve uma frase sábia
'Toda a gente passou horas em que andou desencontrado
como à espera do comboio na paragem do autocarro'
(Lá em Baixo)
e) E agora... atiro a corrente a quem a quiser agarrar.
Só 'estrelas', todas com roupas absolutamente fantásticas, com cabelos absolutamente fantásticos, com casas absolutamente fantásticas, enfim... bah. E Meg Ryan com botox (ou lá o que é) a mais, no papel de sempre.
Nothing special.
As boas notícias são que Caos Calmoestreou em Portugal.
«Com o Prémio Dardos se reconhecem os valores que cada blogger emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os bloggers, são uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web. Quem recebe o “Prémio Dardos” e o aceita deve seguir algumas regras:1 - Exibir a distinta imagem;2 - Linkar o blog pelo qual recebeu o prémio;3 - Escolher quinze (15) outros blogues a quem entregar o Prémio Dardos.»
2008 tem sido um ano negro da violência doméstica em Portugal. Homicídios e tentativas de homicídio ultrapassam os números dos últimos 5 anos. Apesar de toda a consciencialização social, os dados apontam para um agravamento do problema. Urge, pois, enfrentá-lo com respostas mais eficazes.Neste sentido, a UMAR lança uma campanha dirigida aos homens para que estes se solidarizarem com as vítimas de violência, retirarem o apoio aos agressores e se demarcarem publicamente dos seus actos.A campanha "Eu Não Sou Cúmplice" tem o objectivo de mobilizar as energias masculinas para esta batalha dos direitos humanos que está longe de estar ganha.Se repudia toda e qualquer violência contra as mulheres, comprometendo-se na consciencialização e intervenção social da sociedade para a igualdade de género e promoção de uma cultura de não violência;Se apela a todos os homens que não sejam cúmplices e testemunhas passivas da violência contra as mulheres, faça-se ouvir:
I’ve been in so many places in my life in time I’ve sang a lot of songs I’ve made some bad rights I acted out my life on stages With ten thousand people watching But we’re alone and I am singing this song for you I know your image of me is what I hope to be I treated you unkindly but baby can’t you see? There is no one more important to me so can you please see through me? cause we’re alone and I am singing this song for you You taught me precious secrets of the truth with holding nothing you came out in front and I was hiding but now I am so much better and if my words don’t come together listen to the melody cause my love’s in there hiding cause my love’s in there hiding I love you in a place where there’s no space or time I love you for my life you are a friend of mine And when my life is over remember when we were together we’re alone and I was singing this song for you I’ll never forget you I’ll never forget you I’ll never forget how we promise one day to love one another forever that way we said we’d never say goodbye but that was long ago and you’d forgotten, I know no use to wonder why let’s say farewell with a sigh and let love die But we will go on living our own way of living so you take the high road I’ll take the long It’s time that we parted it’s much better so so kiss me as you go Goodbye
When I went out with this sociology major I became very bitter and pissed off and I don't know why but it had something to do with global multinational corporations...
so... never date a sociologist.
(ou as coisas que se aprendem com as Tales of Mere Existence, de Lev Yilmaz)
Tenho tendência para reagir exageradamente a certas coisas. Acho que conhecem algumas delas.
No entanto é raríssimo levantar a voz ou gritar. Não acredito que gritando me ouçam melhor. Ao contrário... parece-me que quanto mais me gritam, menos eu ouço.
Embora despreze, tanto quanto me é possível, o tempo,
gosto de (alguns) dos belos objectos que usamos para o medir.
Agora há pouco, na fila do bar, alguém que não conheço disse-me:
tem um relógio tão bonito!
Tenho mesmo. Hoje tenho este. Mas tenho muitos. Belos objectos como este. Às vezes perguntam-me, dado que nenhum dos meus magníficos relógios tem números:
eu ler o livro depois de ver o filme. Aconteceu duas vezes: Com Alta Fidelidade (filme de Stephen Frears, Livro de Nick Hornby) e agora com os (ambos) magníficos filme (de Antonio Luigi Grimaldi) e livro (de Sandro Veronesi)
Nao ha acentos neste teclado (nem cedilhas). Nao estou no Burkina Faso.
Estou em Berlim.
E gosto da cidade.
Viajei de Lisboa para Praga no dia 19 de Agosto. Pensei fazer (e fiz) a viagem de comboio entre Praga e Berlim. Sao so 4 horas e meia e a paisagem e magnifica.
E afinal eu gosto de comboios.
A minha bagagem nao viajou comigo.
Ainda nao tenho a bagagem 4 dias (e um enredo de telenovela mexicana muito mal dobrada em brasileiro) depois.
Em Praga as senhoras que trabalham com a TAP mal sabem 3 palavras em ingles*.
Solicito ao Aeroporto de Lisboa que a bagagem me seja enviada para Berlim.
Que sim, segue dia 20, sem falta.
Nao chegou.
Mais telefonemas (para o call center da TAP (nos compreendemos minha senhora e a palavra de ordem qual disco riscado), para a Groundforce (esteja descansada minha senhora, a mala ja seguiu num voo para Berlim, via Munique... ou num voo para Berlim via Frankfurt), para o 'Fale Connosco', o servico de apoio ao cliente da TAP)
Que sim, segue dia 21 de manha sem falta.
Nao chegou.
Mais telefonemas.
Que sim, segue dia 22 de manha.
Nao chegou.
Mais telefonemas.
Que sim, segue dia 22 a noite.
Nao sei. Acho que tambem nao vai chegar.
Era um misero voo directo entre Lisboa e Praga.
A mala (por ser um voo directo)
contem documentos importantes de trabalho.
toda a minha roupa**
e muitas coisas mais.
Afinal so regresso a Lisboa dia 30 de Agosto.
Domingo saio de Berlim em direccao a Brno, na Republica Checa.
A seguir para Praga de novo.
A mala? Apesar de aparentemente a conseguirem localizar... eu comeco a duvidar que alguma vez tenha existido uma mala, que a tenha colocado no tapete em Lisboa aquando do Check In.
Mais... estas coisas, os erros, acontecem, naturalmente... mas tantos erros em 4 dias? E surreal!
Entretanto aprecio Berlim. Gostava de viver na Alemanha, um pais onde toda a gente e civilizada, onde nos tratam como pessoas e nao como numeros num processo.
Viajo bastante. Apenas uma vez (ok, tenho sorte) a minha bagagem se perdeu.
Foi na Noruega. Um pais a serio, portanto.
Em Oslo o funcionario disse-me va para Trondheim (o meu destino final, naquele caso) e logo quando chegar ao hotel, eu digo-lhe onde esta a sua mala e a que horas a recebera amanha.
Acreditam que a mala me foi entregue no hotel exactamente, mas exactamente, a hora que o senhor me disse?
Sim, a Noruega e um pais a serio.
Nao e Portugal.
Bem sei, bem sei, uma mala e uma mala, trata-se apenas de uma mala.
Deveria estar (e estou) agradecida aos ceus porque o aviao nao caiu.
*E nao, nao creio que o mundo inteiro se deva submeter a ditadura do ingles. Mas quando se trata de um aeroporto internacional, neste caso de servicos prestados a passageiros que na sua maioria nao falam checo (quem e que fala checo para alem dos checos?), seria desejavel que alguem falasse e compreendesse de forma razoavel a lingua inglesa (ou outra qualquer lingua para alem do checo)... mas nao.
** Quer dizer, nao toda a minha roupa. Toda a minha roupa para os 10 dias em que estarei fora, claro.