Tuesday, November 28, 2006

Dia -399

Coçar as costas ou a incompetência dos professores universitários
Num intervalo entre coçar as costas ao meu colega, professor universitário, mais próximo
e ele coçar as minhas, manifesto a minha perplexidade:
o professor Mariano Gago já não se lembra do que é ser professor universitário?
Do equílibrio (por vezes a raiar o impossível)
entre as funções docentes, a investigação e as tarefas de gestão?
Já não se recorda do que é ter 25 horas lectivas atribuídas
(quando o ECDU prevê apenas 18) anualmente*?
Do tempo que essas 25 horas demoram a preparar?
Do que é ter 300 alunos, procurando que cada um deles adquira competências fundamentais e que seja avaliado justamente?
Do que é ser Director de uma Licenciatura?
Do que é ser Presidente de um Conselho Directivo?
Coordenador Científico? Coordenador Pedagógico?
Das horas necessárias em reuniões dos diversos orgãos
(Comissões Científicas, Comissões Pedagógicas, Senado, Assembleia de Representantes, Conselho Científico, Conselho Pedagógico)
que permitem às Universidades funcionarem de forma democrática e transparente?
Já não se recorda das horas dedicadas ao estudo? Ao trabalho de campo? Aos laboratórios?
Já não se lembra da dificuldade que há em gerir orçamentos
sempre mais pequenos do que as necessidades a serem supridas?
O Professor Mariano Gago, enquanto professor universitário deve ter passado muitas horas a coçar qualquer coisa, se já se esqueceu de tudo isto ou então, as suas passagens pelo governo foram o passaporte para um outro país que não é o meu.
(talvez para a quinta dimensão, a avaliar pela irrealidade das suas palavras)
Eu às vezes coço as costas, é certo,
mas entre as aulas de licenciatura, de mestrado, a orientação de teses, os projectos de investigação e as tarefas de gestão que tenho atribuídas...
em conjunto com os parcos recursos financeiros e humanos disponíveis no meu departamento e na minha universidade...
não admira que sofra de alergias várias.
Incompetência não é o nome de nenhuma delas.
* melhor dizendo, 12,5h/semana por semestre, quando o ECDU não prevê mais de 9h/s/s

No comments: